Case Hospital Aeroporto (BA)

case_hospital_aeroporto

 

O Hospital Aeroporto, localizado no km 1,5 da Estrada do Coco, cidade de Lauro de Freitas, na grande Salvador, foi construído com o intuito de atender a demanda crescente da região de Salvador, Lauro de Freitas e Litoral Norte.

Para isso conta com equipamentos no atendimento ambulatorial, clinico, cirúrgico e emergencial em todas as especialidades. Além de U.T.I., exames de Bioimagem, especialidades fisioterápicas e laboratoriais – análises clínicas e anatomia – patológica. Os 6.500 m² de área construída possuem instalações modernas e são dotados de requintes que proporcionam conforto, humanização dos ambientes e um atendimento qualificado para os seus pacientes.
Passou recentemente por reforma idealizada pela Protécnica Arquitetura e Engenharia, empresa especializada em Arquitetura e Engenharia dos Sistemas de Saúde. O objetivo da reforma passou pela adequação do imóvel aos conceitos de eficiência e humanização que refletem a Visão e Missão do Hospital Aeroporto, obra realizada pela Triplo Engenharia.

case_hospital_aeroporto_2

 

O projeto de Iluminação Externa foi concebido pela Arquiteta Tânia Barros da Protécnica em conjunto com a empresa BD Engenharia através do Engenheiro Eletricista Bruno Duarte e equipe composta por Vinícius Gonçalves e Rubens Teixeira.

O projeto Arquitetônico criou uma fachada de vidro atrás de um elemento decorativo composto por curvas, relevos e paisagismo.

A ideia do projeto de iluminação foi iluminar a vegetação que compõe o paisagismo de forma estática e o elemento decorativo de alvenaria através do movimento de cores proporcionado por equipamentos do tipo RGB.
A utilização do equipamento RGB também visou a utilização das cores para caracterização sazonal da fachada do Hospital de forma a acompanhar os movimentos sociais da área de saúde, tais como setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, dentre outros.

Os equipamentos utilizados foram do fabricante Powerlume sendo utilizados para a fachada colorida 27 projetores lineares de LED embutidos em solo em caixa de alumínio, de potência individual de 36W cada uma e cuja especificação permitiu, além da uniformidade almejada, baixíssimo nível de ofuscamento, de forma a não interferir na segurança dos pedestres.

case_hospital_aeroporto_3

 

Para os nichos de iluminação estática com elementos de paisagismo optou-se por 13 projetores embutidos de solo com temperatura de cor 2700K, de forma a ressaltar mais as cores quentes e o verde das plantas do paisagismo.
O letreiro da fachada do Hospital Aeroporto foi iluminado através de dois projetores, um retangular para o nome e outro circular para a logomarca, ambos de 30W com temperatura de cor 5700K.

Projeto Luminotécnico:
Bruno Duarte (BD Engenharia) e Tânia Barros (Protécnica)

Projeto arquitetônico:
Protécnica Arquitetura e Engenharia

Construção:
Construtora Triplo Engenharia e  BD Engenharia

Luminárias:
Powerlume

 

Confira algumas fotos desse projeto: